Fundada por Alfredo Jacobsberg, em 1946, a Aurora é uma empresa familiar que nasceu numa garagem, de onde saíam as encomendas para serem entregues de bicicleta. Aos poucos, foram surgindo clientes varejistas e logo a Aurora inaugurou sua primeira sede, na Rua Líbero Badaró, centro de São Paulo. Em quinze anos de trabalho, tornou-se a principal importadora de frutas secas do Brasil.
Mas o grande salto da Aurora aconteceu a partir de 1966, quando Werner Jacobsberg assumiu a direção da empresa.
Grande empreendedor, ele ampliou a área de atuação da empresa para bebidas e alimentos finos, obteve a distribuição exclusiva de importantes marcas internacionais, como molho TABASCO® BRAND PEPPER SAUCE, e construiu a primeira sede própria.
De 1973 a 1984, a Aurora enfrentou anos difíceis, devido à proibição das importações, mas permaneceu entre as poucas importadoras que conseguiram sobreviver àquele período.
Em 1985, inesperadamente, aos 51 anos, Werner Jacobsberg faleceu e seu filho, Alberto Jacobsberg, assumiu a direção da empresa. Aos poucos, a estrutura da empresa se profissionalizou: foram criadas as áreas de Marketing, Tecnologia da Informação, Merchandising e a equipe de Vendas, antes composta principalmente por Representantes Comerciais foi transformada em uma equipe própria de profissionais contratados pela empresa.
Uma decisão estratégica significativa e determinante foi a de reduzir o número de fornecedores, escolhendo os melhores em cada categoria de atuação, viabilizando assim, um maior foco em cada uma das marcas escolhidas.
Com a reabertura de mercado, inicialmente em 1984, mas principalmente a partir de 1990 e do Plano Real, em 1994, a Aurora teve um enorme crescimento, ampliando a sua distribuição e renovando a sua linha de produtos em diversas categorias.
Alimentos Finos: Entre 1988 e 1998, marcas famosas como os biscoitos BAHLSEN, e as sopas CAMPBELL’S foram introduzidas no mercado brasileiro pela Aurora. De 1999 a 2008 as marcas TIPIAK, RISO INVERNI, MAILLE E JULES DESTROOPER também ingressaram no portfólio da Aurora. A partir de 2010 a Aurora adquiriu mais marcas importantes como LOACKER, KALASSI, GULLON E VALOR. Nos últimos anos novas marcas foram incorporadas ao portfolio da Aurora: MARETTI, AL WADI, MUTTI, AHMAD, CAVENDISH & HARVEY, BONDUELLE, LAVAZZA, LOTUS e ST. DALFOUR
Destilados e Licores: A partir de 2001, reforçando a atuação no setor de bebidas alcoólicas com a criação de uma equipe dedicada de atendimento aos pontos de dose, e uma atuação estratégica e promocional intensa com o apoio dos fornecedores, a Aurora deu uma guinada no desenvolvimento das suas marcas de bebidas. O LICOR 43, por exemplo, com um investimento em marketing, foco e criatividade, atingiu uma cobertura nacional e com isto aumentou seu volume de vendas em 50 vezes em 20 anos. Marcas importantes como JOSE CUERVO, STOLICHNAYA, FERNET BRANCA, CARPANO, FIREBALL e DE KUYPER passaram a integrar o seu portfólio, proporcionando uma nova dimensão à área de Destilados & Licores.
Vinhos: A partir de 2004, a Aurora começou a fortalecer seu portfólio de vinhos, com produtores importantes como LOUIS LATOUR, LAURENT-PERRIER, TIO PEPE, BERONIA e HARDYS. Para ter sucesso no mercado do Vinhos e ser percebida como um player importante, a Aurora criou uma divisão especifica com profissionais experientes. Em agosto de 2009 nasceu a INOVINI e ao longo dos anos diversas marcas de alta qualidade foram atraídas pelo profissionalismo e foco demonstrado pela Inovini e juntaram-se ao seu portfólio; VIETTI, ARGIANO, YARDEN, DR. LOOSEN, PENFOLD'S e ALFA CRUX.
Em 2005 Aurora mudou-se para seu novo Centro de Distribuição na Rodovia Anhanguera. Com expansões realizadas em 2013, 2018 e 2020 atualmente existem 9.000 metros quadrados de área de armazenamento com 11m de altura e instalações bem planejadas para armazenagem seca e refrigerada. Novos sistemas de gestão foram implantados proporcionando um processamento de dados confiável e eficiente. A coleta e o processamento de pedidos foram automatizados com a implementação de um WMS (Warehouse Management System), reduzindo os tempos de manuseio e expedição e aumentando a eficiência da operação. A Aurora também conta com um escritório em São Paulo no bairro da Vila Olímpia e uma filial no estado do Espirito Santo para atender melhor as varias regiões do Brasil.
Entre 2009 e 2013, a Aurora decidiu criar suas quatro divisões de negócios, cada uma com a sua equipe especializada: Alimentos, Confectionery, Bebidas e Vinhos, conhecida como Inovini, viabilizando assim um maior foco em cada área de atuação. Em 2020 a Aurora criou uma area de Marketing Corporativo para coordenar nossas iniciativas corporativas de marketing, canais de mídias digitais incluindo o nosso e-commerce B2B.
Hoje, contando com profissionais experientes preparados para grandes desafios, a Aurora é a principal importadora independente no mercado de bebidas premium e líder na distribuição de alimentos finos. A Inovini estará em breve entre os 10 distribuidores mais importantes de vinhos de alta qualidade.
Desde 1946, a Aurora acredita na parceria estabelecida com seus funcionários, fornecedores e clientes, e tem o compromisso de oferecer produtos de qualidade e excelência no atendimento aos seus clientes. Liderada pela 3a geração da familia Jacobsberg, a Aurora continua investindo no seu time e na sua infraestrutura para crescer com consistência e capturar as oportunidades atraentes.
Founded in 1946 by Alfredo Jacobsberg, Aurora is a family owned company born in a garage, from where orders were delivered by bicycle in the early days. Step by step, new retail customers were acquired and soon Aurora opened its first offices, at Libero Badaro Street, Sao Paulo. Fifteen years later, the company became the main importer of dried fruits in Brazil.
But the greatest leap ahead came as of 1966, when Werner Jacobsberg took over the company’s management.
A great entrepreneur, he expanded the company’s business to fine foods and beverages, obtained the exclusive distribution of distinguished international brands, such as TABASCO® BRAND PEPPER SAUCE, and built the company’s first headquarters.
From 1973 to 1984, Aurora faced difficult times due to import barriers, but was one of a few importers to survive that predicament.
In 1985, Werner Jacobsberg passed away unexpectedly at the age of 51, and his son, Alberto Jacobsberg, took over the business management. Gradually, the company’s structure became more professional: the Marketing, Information Technology and the Merchandising areas were created, and the Sales team, previously basically consisting of Sales Representatives, was transformed into an exclusive Sales professionals team fully employed by Aurora.
A significant and decisive strategy was to reduce the number of suppliers, by choosing the best in each category, thus allowing a greater focus on each of the selected brands.
When import barriers were lifted, initially in 1984, but specially as of the early 90’s with the so-called ‘Real Economic Plan’, Aurora enjoyed tremendous growth, expanding its distribution and revitalizing its product range, in various categories.
Fine Food: Between 1988 and 1998, famous brands such as the BAHLSEN cookies and CAMPBELL’S soups were introduced into the Brazilian market by Aurora. From 1999 to 2009 the brands TIPIAK, RISO INVERNI, MAILLE and JULES DESTROOPER also joined Aurora’s portfolio. As of 2010 Aurora acquired important brands such as LOACKER, KALASSI and GULLON. In the recent years, new brands were added to Aurora’s premium portfolio: MARETTI, AL-WADI, MUTTI, AHMAD, CAVENDISH & HARVEY, BONDUELLE, LAVAZZA, LOTUS and ST. DALFOUR
Spirits & Liqueurs: As of 2001, by strengthening its operations in the beverage alcohol sector, creating a dedicated team to work at the on premise outlets, a strategic orientation and promotional activities supported by its suppliers, Aurora made a turning point in the development of its beverage brands. LICOR 43, e.g., with marketing investments, focus and creativity, gained nationwide distribution enabling its sales volume to increase by 20 times in 10 years. Significant brands such as JOSE CUERVO, STOLICHNAYA, FERNET BRANCA, CARPANO, FIREBALL and DE KUYPER became part of the portfolio, thus providing a new dimension to the Spirits & Liqueurs division.
Wines: As of 2004, Aurora enhanced its wine portfolio, with the addition of major brands such as LOUIS LATOUR, LAURENT-PERRIER, TIO PEPE, BERONIA and HARDYS. In order to succeed in the wine market, and be perceived as a major player, Aurora has set up a separate division with experienced professionals. In August 2009, INOVINI was born and over the years several high quality wine brands were attracted by the professionalism and focus shown by Inovini and joined its portfolio; VIETTI, ARGIANO, YARDEN, DR. LOOSEN, PENFOLD'S and ALFA CRUX.
In 2005 Aurora moved in to its new Distribution Center by the Anhanguera Highway. With expansions undertaken in 2013, 2018 and 2020 there are currently 9,000 sq meters of storage area with 11m height and strategically planned facilities for dry and refrigerated warehousing. Management systems were also implemented to provide Aurora with reliable and efficient data processing. Order collection and processing were automated with the implementation of a Warehouse Management System (WMS), reducing handling and shipment lead times and increasing the operation efficiency. Aurora also has an office in Sao Paulo’s Vila Olimpia neighborhood and a branch in the state of Espirito Santo to ensure a better service level for the various Brazilian regions.
Between 2009 and 2013, Aurora decided to create four business divisions, each one with its specialized team: Specialty Foods, Confectionery, Spirits & Liqueurs and Wines, known as Inovini, allowing a focused approach in each product category. In 2020 Aurora created a Corporate Marketing area to coordinate our corporate marketing initiatives, Social Midia Channels, including our B2B E-Commerce.
Today, relying on experienced professionals prepared for great challenges, Aurora is the main independent import and distribution company in the Premium Spirits market, and leader in the Fine Foods market. Inovini will soon be among the 10 most important distributors of high quality wines.
Since 1946, Aurora believes in the partnership established with its employees, suppliers and customers, and is committed to offer high quality products and customer service excellence. Led by the Jacobsberg’s family 3rd generation, Aurora continues to invest in its team and infrastructure in order to grow consistently and take advantage of the attractive opportunities that arise.