Nossa História

A AURORA É LÍDER NA IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS FINOS E A PRINCIPAL EMPRESA INDEPENDENTE EM SEU MERCADO DE BEBIDAS PREMIUM.

 

 

Fundada por Alfredo Jacobsberg, em 1946, a Aurora é uma empresa familiar que nasceu numa garagem, de onde saíam as encomendas para serem entregues de bicicleta.

 

Aos poucos, foram surgindo clientes varejistas e logo a Aurora inaugurou sua primeira sede, na Rua Líbero Badaró, centro de São Paulo. Em quinze anos de trabalho, tornou-se a principal importadora de frutas secas do Brasil.

 

Mas o grande salto da Aurora aconteceu a partir de 1966, quando Werner Jacobsberg assumiu a direção da empresa.

 

Grande empreendedor, ele ampliou a área de atuação da empresa para bebidas e alimentos finos, obteve a distribuição exclusiva de importantes marcas internacionais, como chocolates LINDT e molho TABASCO® BRAND PEPPER SAUCE, e construiu a primeira sede própria.

 

De 1973 a 1984, a Aurora enfrentou anos difíceis, devido à proibição das importações, mas permaneceu entre as poucas importadoras que conseguiram sobreviver àquele período.

 

Em 1985, inesperadamente, aos 51 anos, Werner Jacobsberg faleceu e seu filho, Alberto Jacobsberg, assumiu a direção da empresa. Aos poucos, a estrutura da empresa se profissionalizou: foram criadas as áreas de Marketing, Tecnologia da Informação, Merchandising e a equipe de Vendas, antes composta principalmente por Representantes Comerciais foi transformada em uma equipe própria de profissionais contratados pela empresa.

 

Uma decisão estratégica significativa e determinante foi a de reduzir o número de fornecedores, escolhendo os melhores em cada categoria de atuação, viabilizando assim, um maior foco em cada uma das marcas escolhidas.

 

Com a reabertura de mercado, inicialmente em 1984, mas principalmente a partir de 1990 e do Plano Real, em 1994, a Aurora teve um enorme crescimento, ampliando a sua distribuição e renovando a sua linha de produtos em diversas categorias.

 

Alimentos Finos: Entre  1988 e  1998, marcas famosas  como  os  biscoitos  BAHLSEN, as  sopas CAMPBELL’S e os produtos tex-mex CASA FIESTA  foram introduzidas no mercado brasileiro pela Aurora. De 1999 a 2008 as marcas TIPIAK, BLUE DIAMOND, RISO INVERNI, MAILLE, BONNE MAMAN E JULES DESTROOPER também ingressaram no portfólio da Aurora. A partir de 2010 a Aurora adquiriu mais marcas importantes como LOACKER, BRIANNA’S, KALASSI, GULLON, VALOR, KIKKOMAN E CERES.

 

Destilados e Licores: A partir de 2001, reforçando a atuação no setor de bebidas alcoólicas com a criação de uma equipe dedicada de atendimento aos pontos de dose, e uma atuação estratégica e promocional intensa com o apoio dos fornecedores, a Aurora deu uma guinada no desenvolvimento das suas marcas de bebidas.  O LICOR 43, por exemplo, com um investimento em marketing, foco e criatividade, atingiu uma cobertura nacional e com isto aumentou seu volume de vendas em 50 vezes em 20 anos. Marcas importantes como JOSE CUERVO, DRAMBUIE, STOLICHNAYA, FERNET BRANCA, CARPANO, FIREBALL, FAMOUS GROUSE E MACALLAN passaram a integrar o seu portfólio, proporcionando uma nova dimensão à área de Destilados & Licores.

 

Desde 1985 a Aurora importava e distribuía vinhos porém sem um foco específico.

 

Vinhos: A partir de 2004, a Aurora começou a fortalecer seu portfólio de vinhos, com produtores importantes como LOS VASCOS, LOUIS LATOUR,  LAURENT-PERRIER,  TIO PEPE,  BERONIA  e HARDYS. Percebendo a necessidade de se especializar nesta categoria e ser percebida como um player importante, a Aurora criou uma divisão formada por profissionais experientes para ter sucesso no mercado do Vinhos. Em agosto de 2009 nasceu a INOVINI. Em poucos anos várias marcas de alta qualidade como NINO FRANCO, CUSUMANO, RICASOLI, YARDEN, ACHAVAL-FERRER, DR. LOOSEN, UNDURRAGA, DOÑA PAULA, VALDUERO, VIETTI, e ALLEGRINI foram atraídos pelo profissionalismo e foco mostrado pela Inovini e juntaram-se ao seu portfólio.

 

Em 2005, Eduardo Jacobsberg, irmão de Alberto, tornou-se Diretor de Operações, responsável pelas áreas de Logística e Importação. No mesmo ano, Aurora mudou-se para seu novo Centro de Distribuição na Rodovia Anhanguera. Com expansões realizadas entre 2013 e 2014, atualmente existem 6.000 metros quadrados de área de armazenamento com 11 m de altura e instalações bem planejadas para armazenagem seca e refrigerada. Novos sistemas de gestão foram implantados proporcionando um processamento de dados confiável e eficiente. A coleta e o processamento de pedidos foram automatizados, reduzindo os tempos de manuseio e expedição e aumentando a eficiência da operação. A Aurora também conta com um escritório em São Paulo no bairro da Vila Olímpia e uma filial no estado do Espirito Santo para atender melhor as varias regiões do Brasil.

 

Entre 2009 e 2013, com o crescimento do mercado e uma equipe especializada, a Aurora decidiu criar suas quatro divisões de negócios: Specialty Foods, Confectionery , Spirits & Liqueurs, e Vinhos, conhecida como Inovini, viabilizando assim um maior foco em cada área de atuação.

 

Hoje, contando com profissionais experientes preparados para grandes desafios, a Aurora é a principal importadora independente no mercado de bebidas premium e líder na distribuição de alimentos finos. A Inovini estará em breve entre os 10 distribuidores mais importantes de vinhos de alta qualidade.

 

Desde 1946, a Aurora acredita na parceria estabelecida com seus funcionários, fornecedores e clientes, e tem o compromisso de oferecer produtos de qualidade e excelência no atendimento aos seus clientes. Com mais de 70 anos de vida, continua investindo no seu potencial de crescimento.