Aurora Fine Brands since 1946

Empresa

Nossa História


Fundada por Alfredo Jacobsberg, em 1946, a Aurora é uma empresa familiar que nasceu numa garagem, de onde saíam as encomendas para serem entregues de bicicleta.

Aos poucos, foram surgindo clientes varejistas e logo a Aurora inaugurou sua primeira sede, na Rua Líbero Badaró, centro de São Paulo. Em quinze anos de trabalho, tornou-se a principal importadora de frutas secas do Brasil.

Mas o grande salto da Aurora aconteceu a partir de 1966, quando Werner Jacobsberg assumiu a direção da empresa. Grande empreendedor, ele ampliou a área de atuação da empresa para alimentos e bebidas finas, conseguiu a distribuição exclusiva de importantes marcas internacionais, como chocolates Lindt e molho Tabasco, e construiu a primeira sede própria. De 1973 a 1984, a Aurora enfrentou anos difíceis, devido à proibição das importações, mas permaneceu entre as poucas importadoras que conseguiram sobreviver àquele período.

Em 1985, inesperadamente, aos 51 anos, Werner Jacobsberg faleceu e seu filho, Alberto Jacobsberg, assumiu a direção da empresa. Aos poucos, a estrutura da empresa se profissionalizou: foram criadas as áreas de Marketing, Processamento de Dados (hoje chamada de TI), Merchandising e a equipe de Vendas, antes composta principalmente por representantes comerciais, foi transformada em uma equipe própria de profissionais contratados pela empresa. Uma decisão estratégica significativa e determinante foi a de reduzir o número de fornecedores, escolhendo os melhores em cada categoria de atuação, viabilizando, assim, um maior foco em cada uma das marcas escolhidas.

Com a reabertura de mercado, inicialmente em 1984, mas principalmente a partir de 1990 e do Plano Real, em 1994, a Aurora teve um enorme crescimento, ampliando a sua distribuição e renovando a sua linha de produtos. Entre 1988 e 1998, marcas famosas como os biscoitos Bahlsen, as balas Haribo, os chás Celestial Seasonings e Twinings, as sopas Campbell’s, os produtos tex-mex Casa Fiesta e os vinhos do Porto Ferreira foram introduzidas no mercado brasileiro pela Aurora.

A partir do ano 2001, reforçando a atuação no setor de bebidas alcoólicas com uma equipe de atendimento aos pontos de dose, e uma atuação estratégica e promocional intensa com o suporte dos fornecedores, a Aurora deu uma guinada no desenvolvimento das suas marcas de bebidas. Licor 43, que era uma marca de suporte, ganhou um investimento em verba, foco e criatividade, que lhe proporcionou aumentar seu volume de vendas 20 vezes em 10 anos e ganhar distribuição nacional. Marcas importantes como Cuervo, Drambuie, Disaronno e Grand Marnier passaram a integrar o seu portfólio, proporcionando uma nova dimensão à área de Destilados & Licores.

A partir de 2004, a Aurora começou a fortalecer seu portfólio de vinhos, com marcas importantes como Los Vascos, Louis Latour, Laurent Perrier, Tio Pepe, Beronia e Hardys, dentre outras. Vendo a necessidade de se especializar nesta categoria para ser percebida como um player relevante, a Aurora formou uma divisão, com profissionais experientes, para atuar intensamente neste mercado. Assim, em agosto de 2009, nasceu a INOVINI. Marcas de alta qualidade como Nino Franco, Cusumano, Barone Ricasoli, Yarden, Dr. Loosen, Jose de Sousa e os famosos moscatéis Jose Maria da Fonseca foram atraídas pelo profissionalismo e foco com que a INOVINI trabalha e juntaram-se ao seu portfólio.

Em 2005, Eduardo Jacobsberg, irmão de Alberto, assume a direção das áreas de Importação e Logística. No mesmo ano, a Aurora transferiu-se para seu novo Centro de Distribuição, na Rod. Anhanguera, onde conta com 5.000m2 de área de armazenagem e 11m de pé direito, com todas as instalações planejadas e executadas para proporcionar um ótimo armazenamento, seco ou refrigerado, e uma rápida e ágil expedição de seus pedidos. Também foram implantados dois sistemas de gerenciamento, um ERP e um BI, que proporcionam à Aurora um alto nível de qualidade no processamento de suas informações. Entre 2008 e 2010, a captação e o processamento dos pedidos foram automatizados, diminuindo o tempo de atendimento aos clientes e aumentando a eficácia e a eficiência da operação.

Entre 2009 e 2010, com o crescimento do mercado e uma equipe de profissionais especializados e experientes, a Aurora decidiu formar suas três divisões de negócios: Destilados & Licores, Alimentos Finos e Vinhos, conhecida hoje como INOVINI.

Hoje, a Aurora, contando com profissionais experientes e preparados para grandes desafios, é a principal empresa independente em seu mercado de bebidas e líder na distribuição de alimentos premium importados. A Divisão de Vinhos caminha rapidamente para se posicionar entre os 10 maiores distribuidores de vinhos importados de alta qualidade.

Desde 1946, a Aurora acredita na parceria que estabelece com seus colaboradores, fornecedores e clientes e trabalha com o compromisso de oferecer qualidade, tanto no serviço aos seus clientes, quanto nos produtos apreciados pelos consumidores.